Início > tech > E quando movimentamos valore$ pelas redes sociais e pela Internet?

E quando movimentamos valore$ pelas redes sociais e pela Internet?

Momentos pós-acidentes e desastres naturais, epidemias, problemas sociais, ideologias, pesquisas, etc. As pessoas estão cercadas de motivos e causas para fazerem uma doação.
E essas doações que ocorrem via Twitter? Já viu alguma?

PayPal

PayPal

Existem várias ferramentas hoje criadas para essa transferência de ajuda, através de sua conta do Twitter.

Sempre há por trás de todo esse processo, um serviço de transferência de pagamento virtual, como o PayPal (http://www.paypal.com), afinal o Twitter ainda não possui um laço com instituições financeiras para uso livre e seguro das contas de seus cadastrados.

Como geralmente funciona:

Uma vez que você possui uma conta do Twitter e uma conta em um serviço como o PayPal, você poderá acessar diversos sites de doações (ex.: http://www.twonate.com). Depois de se cadastrar, você envia uma mensagem pelo seu Twitter, mencionando que você está doando um certo valor para instituição ou causa X, através de tal site.

twonate

Twonate

Obviamente, este site descontará uma taxa por intermediar. Então, você encontra o próprio retirando a comissão de desde 5 cents até valores percentuais em relação ao valor doado.
Quando o valor acumulado ultrapassar uma quantia mínima estipulada pelo site, a instituição poderá fazer sua retirada pelo PayPal, por exemplo.

Vantagem?
Praticidade e exposição da sua preocupação pela causa ou instituição.

Mas e quando a tal exposição não é adequada?

Já ouviu falar no Twitpay.me? (http://twitpay.me – não confunda com o http://twitpay.com).

twitpay

Twitpay

O Twitpay tem basicamente o mesmo sistema desses anteriores, mas o intuito não é a doação à caridade ou instituições. O Twitpay funciona como um pagamento a alguém, um presente talvez.
Desta forma, o usuário que gostaria de fazer tal transferência, deve se logar em sua conta de Twitter e digitar:

“@seuamigo twitpay $10 por tal motivo”

Seu amigo receberá uma notificação via Twitter.

O Twitpay neste caso é apenas um intermediário que recebe seu dinheiro, cobra sua comissão (5 cents) e proporciona ao destinatário o valor restante, mas em forma de gift cards da Amazon, portanto, é mais uma forma de presentear do que de fazer pagamentos.

No entanto, fazendo uma busca simples por tweets, você consegue listar as pessoas que usaram tal serviço. E isso acaba ficando exposto a qualquer pessoa, sendo que às vezes, as pessoas até queiram um sigilo em relação a esta informação.
O próprio Twitpay informou que ainda está estudando uma forma de tal notificação não aparecer publicamente, mas por enquanto, nada feito.

Alguns desses sites como o Twitpay, e até mesmo o Paypal, surgiram com algumas intenções, uma delas era driblar a sequência de taxas em transações por cartões de crédito. Um tempo atrás, era justificável a cobrança de tais taxas, mas hoje, com o avanço e o barateamento da tecnologia, aquelas taxas continuam, só que em quantidades bem maiores que as do passado.

Cuidados extremos sempre devemos ter com logins, senhas, dados importantes, contas, entre outras coisas.
Não deixe de pesquisar alguma ferramenta nova que queira usar na Internet e fique antenado nas notícias que correm no dia-a-dia em relação às mesmas.
Não estou dizendo que a praticidade leve à falta de segurança, mas a cautela é sempre necessária até mesmo em sua vida fora da web.

Em relação à segurança, podemos cair naquele debate de segurança pela Internet, de segurança em relação a dados bancários, que poderia durar pra sempre.
Métodos, processos e tecnologia sempre seguirão em frente com as novidades, e eles sempre serão bem-vindos, pois geram progresso, renda, desenvolvimento da Economia e cortam milhões em custos, mas você é livre para escolher o melhor método às suas necessidades e que você confie.

Categorias:tech
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: