Início > mto legal > inutilia truncat

inutilia truncat

Agora não me lembro mais se comentei isso neste blog… posso já ter feito isso, mas se já fiz, vale a pena repostar.

Inutilia truncat é aquela expressãozinha que ouvi pela primeira vez no colegial, na voz do meu professor de Literatura Portuguesa. Significa basicamente “livre-se do supérfluo”.
Obviamente, isto não serve apenas para lembrar quando se está fazendo aquela faxina nas gavetas, mas principalmente na maior parte do seu dia-a-dia, vai desde a época de escola, faculdade, valendo também para família e trabalho. Te garanto que tudo fica mais light.

Vira e mexe, eu ouço “é, é complicado”. Essa é a terminação preferida de quem já sabe a resposta para o problema mas como envolve problemas sociais no momento em que está falando, seja pela presença de pessoas, seja pela própria presença, a pessoa não pode falar algo tão direto, que por uma educação trágica da nossa sociedade de aparências e contatos, acaba falando “é, bom, é complicado”.

“NÃO É COMPLICADO. NÃO PRECISA SER”.

Se você realmente precisa dizer algo (mas aquele algo tem que gerar um progresso ou um benefício), diga. Porque no final, quem sofre, no mínimo, é você. Stress, insônia, raiva, angústia, câncer, frustração… entendeu? Só gera coisa ruim.

Não deixe que besteiras ou pessoas “encostos”, “parasitas” fiquem no seu caminho. Pense, veja realmente se aquilo ou alguém vai fazer um bem maior… caso contrário, inutilia truncat.

De forma alguma, estou dizendo para ser curto e grosso ou não consumir mais nada. O respeito prevalece, se houver a necessidade de falar alto para dar um “shut” na pessoa, fale algo para deixar a pessoa sem rumo e ponto final. Se vc realmente precisar comprar algo, gastar ou armazenar, faça com senso e sem dramas.

Cerque-se de pessoas competentes, interessadas e respeitosas. Compre ou conserve o que realmente vai lhe fazer bem.

É simples, sim. Pode tentar, faz muito bem.

  1. março 10, 2011 às 2:48 pm

    Muito bom o texto, amigo! Ouvi falar sobre isso hoje e acho que esta filosofia, assim com dizem suas palavras, devem ser aplicadas ao longo de nossa vida.
    Parabéns, seu blog difere de muitos por possuir um bom conteúdo!

    Forte abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: